Armazenamento Seguro de Produtos Químicos: Importância do estudo de incompatibilidades químicas

Um fator importante a avaliar na estocagem de produtos químicos é a diversidade de itens a serem armazenados próximos ou em um mesmo armazém.

Quando são negligenciadas as propriedades, características e as reações resultantes da interação dos produtos, podem ocorrer diversos acidentes, como incêndios, explosões, emissões de gases tóxicos, entre outros.

Materiais incompatíveis são aqueles que quando em contato reagem de forma perigosa, ou seja, a interação entre eles provoca situações de risco às pessoas, estruturas e/ou meio ambiente.

Desta forma, o armazenamento de produtos químicos não pode ser realizado de forma aleatória ou considerando métodos como ordem alfabética. Deve ser realizado de acordo com as compatibilidades e incompatibilidades químicas dos produtos.

Para o armazenamento desses materiais é essencial o conhecimento dos perigos, propriedades e incompatibilidades dos mesmos.

Essas informações devem ser analisadas para então determinar os produtos que podem ser estocados em conjunto e os que necessitam de segregação.

Esse estudo também é importante para identificar produtos que necessitam de condições especiais para o armazenamento, como determinada temperatura, ventilação ou restrições.

Visto a importância da clareza na identificação das incompatibilidades químicas, uma excelente opção é utilizar uma Matriz de Incompatibilidades que oriente este armazenamento de forma segura.

A matriz consiste em uma ferramenta, que faz o cruzamento dos produtos existentes e identifica, por um sistema de cores facilmente aplicável, quais produtos são compatíveis e quais são incompatíveis entre si, possibilitando deste modo a correta e necessária segregação.

Para mais informações, entre em contato com a nossa equipe. https://intertox.com.br/servicos/incompatibilidade-quimica/

0 Comentários

Seu comentário: